Rotary Club de Araguaína-Pioneiro se despede da intercambista alemã Clara Torborg após 11 meses de vivências no Brasil
por Rotary Club de Araguaína-Pioneiro
Chegou ao fim, no dia 17 de junho, o programa de intercâmbio da jovem alemã Clara Torborg em Araguaína, após 11 meses de aprendizados, desafios e descobertas. Enviada pelo Rotary Club de Stade, na Alemanha (Distrito 1890), Clara foi acolhida pelo Rotary Club de Araguaína-Pioneiro, dentro do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.
Como acontece com muitos jovens em intercâmbio, a adaptação foi um processo. Clara enfrentou dificuldades para se conectar com a cidade e a cultura nos primeiros meses, mas ao longo do tempo foi vivenciando novas experiências e estabelecendo vínculos.
No dia 29 de maio, Clara fez uma apresentação aos rotarianos e encantou a todos com sua apresentação em português fluente, compartilhando sua trajetória e destacando as viagens realizadas pelo Nordeste, Pantanal, Amazônia e região Sul do Brasil. Na ocasião, realizou a troca de flâmulas com a presidente Thais Bandeira, símbolo do companheirismo e da amizade entre os Rotary Clubs.
A experiência de Clara reforça o valor do intercâmbio como oportunidade de crescimento pessoal e compreensão cultural, mesmo quando envolve desafios.
Desejamos a Clara um retorno feliz à Alemanha, levando boas memórias do Brasil e de Araguaína. Como ela mesma disse em sua despedida: “No fim, eu não queria mais ir embora”.






